Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18301
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O risco de descontinuidade frente à pandemia do COVID-19 pela visão dos auditores das empresas B3
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Thais Benincasa
Orientador: Silva, Monica Cristina Sobreira
Resumo: Devido a pandemia do novo COVID-19, o mercado financeiro enfrentou uma serie de adversidades, principalmente as empresas pertencentes ao setor de consumo cíclico. Este tipo de firmas por não serem consideradas serviços essenciais precisaram acatar ao congelamento das suas atividades comerciais, em virtude das regras de isolamento social no Brasil, a partir do momento que o a doença originada pelo vírus sars-cov2 passou a ser considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é averiguar a opinião dos auditores, nos relatórios contábeis das empresas de consumo cíclico listadas na B3, acerca dos riscos de descontinuidade acarretados pela pandemia do COVID-19, por meio de relatórios de revisão ou parecer de auditoria das empresas B3. A metodologia é descritiva de cunho explicativo, realizada por meio de análise de conteúdo. Para estre trabalho acadêmico o objeto de estudo compreende 92 organizações do setor de consumo cíclico, em busca de constatar a elaboração de relatórios de revisão ou novos pareceres das auditorias devido à pandemia. Os resultados da pesquisa apontam que as irregularidades nos relatórios apresentados, bem como uma falta de atenção na avaliação da auditoria sobre o risco de descontinuidade no contexto da pandemia, não vêm sendo avaliada pelas organizações ou se mostraram suficientes para que fosse incluída esta informação em um parecer da auditoria.
Palavras-chave: Auditoria externa
Auditoria interna
Empresas
Riscos
Pandemias
COVID-19
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVES, Thais Benincasa. O risco de descontinuidade frente à pandemia do COVID-19 pela visão dos auditores das empresas B3. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TBAlves.pdf270.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.