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dc.contributor.advisorMonzani, João Marcelo Amaral Reimão-
dc.contributor.authorVieira, Ludmila da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-11T19:00:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18303-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura japonesapt_BR
dc.subjectEstudos japonesespt_BR
dc.subjectLíngua japonesapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectAnálise textualpt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectCrítica textualpt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.titleO Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9696204752919557pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4966226876229238pt_BR
dc.contributor.referee1Petel, Karla Louise de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1458250380764706pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar, de forma comparativa, as diferenças entre a perspectiva de vertentes anteriores e modernas de estudos japoneses. As primeiras, baseadas em teorias de singularidade étnica e cultural (ou nihonjinron), apresentam o Japão como um país étnica e culturalmente homogêneo. Já as modernas, que contemplam a pluralidade do Japão, apresentam-no como uma nação multiétnica e multicultural, levantando ainda questões que seriam problemáticas no pensamento baseado em nihonjinron, como o apagamento de minorias e falhas no essencialismo pregado por essa vertente. A partir disso, este estudo busca identificar as mudanças que houveram entre elas, e se obras anteriores baseadas em nihonjinron ainda se sustentam como base para estudos japoneses no cenário atual. Para tal, foi feita uma análise crítica de uma das obras mais significativas do nihonjinron, O Crisântemo e a Espada, abordando três pontos principais: a metodologia de pesquisa utilizada pela autora, a construção do Japão como oposição dos Estados Unidos, e o uso de termos nativos como base para a definição dos japoneses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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