Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18303
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Monzani, João Marcelo Amaral Reimão | - |
dc.contributor.author | Vieira, Ludmila da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T19:00:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18303 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura japonesa | pt_BR |
dc.subject | Estudos japoneses | pt_BR |
dc.subject | Língua japonesa | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Análise textual | pt_BR |
dc.subject | Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Crítica textual | pt_BR |
dc.subject | Crítica literária | pt_BR |
dc.title | O Japão multicultural versus o Nihonjinhon: uma análise das mudanças na percepção de cultura japonesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9696204752919557 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4966226876229238 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Petel, Karla Louise de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1458250380764706 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva analisar, de forma comparativa, as diferenças entre a perspectiva de vertentes anteriores e modernas de estudos japoneses. As primeiras, baseadas em teorias de singularidade étnica e cultural (ou nihonjinron), apresentam o Japão como um país étnica e culturalmente homogêneo. Já as modernas, que contemplam a pluralidade do Japão, apresentam-no como uma nação multiétnica e multicultural, levantando ainda questões que seriam problemáticas no pensamento baseado em nihonjinron, como o apagamento de minorias e falhas no essencialismo pregado por essa vertente. A partir disso, este estudo busca identificar as mudanças que houveram entre elas, e se obras anteriores baseadas em nihonjinron ainda se sustentam como base para estudos japoneses no cenário atual. Para tal, foi feita uma análise crítica de uma das obras mais significativas do nihonjinron, O Crisântemo e a Espada, abordando três pontos principais: a metodologia de pesquisa utilizada pela autora, a construção do Japão como oposição dos Estados Unidos, e o uso de termos nativos como base para a definição dos japoneses. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Japonês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSVieira.pdf | 198.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.