Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFresquet, Adriana Mabel-
dc.contributor.authorSilva, Liandra Marques-
dc.date.accessioned2022-08-17T17:41:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18327-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLinguagem artísticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.titleQuando o cinema encontra a escola: do plano do cinema ao plano de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6249909223476083pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2104312718838066pt_BR
dc.description.resumoAo pensar no cinema, podemos admitir que ele é atravessado por sensações; percepções; ideias; sentimentos; contextos sócio-político, histórico-cultural, econômico etc. Além disso, aumenta o número e qualidade das pesquisas sobre cinema e educação apontando para a potência do cinema na formação social, política e conscientização crítica das massas. Partimos da ótica dos multiletramentos - que concebe o letrar não apenas exclusivamente linguístico, mas como práticas sociais estabelecidas por meio da linguagem que integram imagem, som, movimento. O objetivo deste trabalho consiste em refletir acerca dos eixos cinema, educação e multiletramentos em sala de aula, analisando o significado de leitura, textualidade e, especialmente, cinema como linguagem artística. Depois de formular um breve panorama do cinema como linguagem, este trabalho pretende compreender como a sétima arte é abordada em documentos oficiais que guiam a educação escolar. Além disso, espera-se ponderar como o cinema pode ir além de um mero instrumento em sala de aula, enxergando-o como uma linguagem artística. Dessa maneira, as principais perguntas que orientam esta monografia é: que documentos oficiais afirmam a relevância da linguagem cinematográfica na escola? Qual é o lugar da linguagem cinematográfica na BNCC?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMSilva.pdf263.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.