Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Ana Crelia Penha-
dc.contributor.authorMartins, Julia Fernandes-
dc.date.accessioned2022-08-17T18:25:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:10Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18329-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA formação do leitor e da escrita literária em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9812327877181169pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca trazer à luz uma perspectiva singular de literatura, levando em consideração a sua atuação em sala de aula e a sua capacidade de ser contra-hegemônica, ou seja, ir na contracorrente dos mandamentos das instituições de poder que, muitas vezes, de acordo com uma perspectiva histórica, ditam o que deve ou não deve ser literatura. Na tentativa de reconstruir a relação estreita entre leitura e leitor, valoriza-se os conceitos de leitura subjetiva, de Gérard Langlade (2013) e do aluno-autor, de Catherine Tauveron (2014), numa tentativa de resgatar a possibilidade de transformações dos alunos não apenas em leitores literários, mas em escritores de literatura, enfatizando suas subjetividades e suas intertextualidades dentro do seu próprio texto. Neste trabalho rebelde de resgate de subjetividade e de trabalho contracorrente, o gênero fanfic desponta como uma base sólida na observação da nova literatura em espaços não institucionalizados, dando vozes e novas perspectivas a esses alunos-escritores que nos cercam diariamente, mas se mantém às sombras da internet. A partir da ligação entre fanfic e sala de aula, nestas presentes páginas, busca-se a construção de um aluno sujeito e autor, ciente de si, e dos mundos - fictícios e reais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFMartins.pdf323.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.