Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18329
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Ana Crelia Penha | - |
dc.contributor.author | Martins, Julia Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T18:25:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:10Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18329 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitores | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A formação do leitor e da escrita literária em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9812327877181169 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca trazer à luz uma perspectiva singular de literatura, levando em consideração a sua atuação em sala de aula e a sua capacidade de ser contra-hegemônica, ou seja, ir na contracorrente dos mandamentos das instituições de poder que, muitas vezes, de acordo com uma perspectiva histórica, ditam o que deve ou não deve ser literatura. Na tentativa de reconstruir a relação estreita entre leitura e leitor, valoriza-se os conceitos de leitura subjetiva, de Gérard Langlade (2013) e do aluno-autor, de Catherine Tauveron (2014), numa tentativa de resgatar a possibilidade de transformações dos alunos não apenas em leitores literários, mas em escritores de literatura, enfatizando suas subjetividades e suas intertextualidades dentro do seu próprio texto. Neste trabalho rebelde de resgate de subjetividade e de trabalho contracorrente, o gênero fanfic desponta como uma base sólida na observação da nova literatura em espaços não institucionalizados, dando vozes e novas perspectivas a esses alunos-escritores que nos cercam diariamente, mas se mantém às sombras da internet. A partir da ligação entre fanfic e sala de aula, nestas presentes páginas, busca-se a construção de um aluno sujeito e autor, ciente de si, e dos mundos - fictícios e reais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFMartins.pdf | 323.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.