Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18329
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A formação do leitor e da escrita literária em sala de aula
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Julia Fernandes
Tutor: Dias, Ana Crelia Penha
Resumen: O presente trabalho busca trazer à luz uma perspectiva singular de literatura, levando em consideração a sua atuação em sala de aula e a sua capacidade de ser contra-hegemônica, ou seja, ir na contracorrente dos mandamentos das instituições de poder que, muitas vezes, de acordo com uma perspectiva histórica, ditam o que deve ou não deve ser literatura. Na tentativa de reconstruir a relação estreita entre leitura e leitor, valoriza-se os conceitos de leitura subjetiva, de Gérard Langlade (2013) e do aluno-autor, de Catherine Tauveron (2014), numa tentativa de resgatar a possibilidade de transformações dos alunos não apenas em leitores literários, mas em escritores de literatura, enfatizando suas subjetividades e suas intertextualidades dentro do seu próprio texto. Neste trabalho rebelde de resgate de subjetividade e de trabalho contracorrente, o gênero fanfic desponta como uma base sólida na observação da nova literatura em espaços não institucionalizados, dando vozes e novas perspectivas a esses alunos-escritores que nos cercam diariamente, mas se mantém às sombras da internet. A partir da ligação entre fanfic e sala de aula, nestas presentes páginas, busca-se a construção de um aluno sujeito e autor, ciente de si, e dos mundos - fictícios e reais.
Materia: Leitura
Leitores
Literatura
Educação
Formação
Escrita
Aprendizagem
Ensino
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JFMartins.pdf323.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.