Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18351
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Se essa rua fosse minha: o caminhar lúdico no espaço urbano.
Author(s)/Inventor(s): Cruz, Gabriela Said
Advisor: Guizzo, Iazana
Abstract: O objetivo dessa pesquisa é contribuir para uma reflexão acerca do tema criança e espaço urbano, valorizando práticas lúdicas como método de apropriação e transformação de espaços. A partir do entendimento da criança como sujeito negligenciado nos processos de formação de cidades - tanto no âmbito arquitetônico e urbanístico, quanto no político (se é que eles podem ser desassociados) -, pode-se compreendê-la também como figura de resistência frente à cidade funcional, pelo seu potencial lúdico de ressignificação através da brincadeira. Apoiando-se nos escritos de Francesco Careri e outros autores, este trabalho defende o ato de caminhar como instrumento crítico e, portanto, um dos métodos mais simples de apropriação dos espaços. Ao relacioná-lo com a criança, entende-se que o caminhar pode ter outra função que não a de simples locomoção: o caminhar é também explorar, investigar, brincar. Assim, o caminhar lúdico é aqui defendido como uma reapropriação do território através do jogo, adicionando percepções afetivas à cidade.
Keywords: Cidade
Criança
Caminhar
Jogo
Arquitetura e Urbanismo
Lúdico
Brincar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Oct-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CRUZ, Gabriela Said. Se essa rua fosse minha: o caminhar lúdico no espaço urbano. 2020.99 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSCruz.pdf12.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.