Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18418
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Pretérito perfecto compuesto nas coleções de livros didáticos de espanhol Aula Internacional e Español Lengua viva
Author(s)/Inventor(s): Santana, Patrique Lorran Pereira
Advisor: Sebold, Maria Mercedes Riveiro Quintans
Abstract: Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar como o PPC, pretérito perfecto compuesto, aparece nas coleções de livros didáticos de espanhol Aula Internacional (2013) e Español Lengua Viva (2007). A partir de Comrie (1976), entendemos que esse tempo verbal é o tempo prototípico — ainda que não seja o único — quando queremos nos aproximar do aspecto perfect na língua espanhola. Segundo o autor, esse tipo de aspecto descreve um evento que ocorreu ou começou no passado e apresenta certa repercussão no presente. Nesse sentido, usamos a tipologia do perfect elaborada por Comrie para mapear quais são os valores do PPC apresentados nessas coleções. Dessa forma, selecionamos nove unidades nas quais o PPC aparece como conteúdo a ser trabalhado. Os resultados apontam que as duas coleções privilegiam dois tipos de perfect para apresentar o PPC: o perfect experiencial e o de passado recente. Além disso, observamos que os livros didáticos analisados optam por explicar esse tempo verbal a partir dos marcadores que o acompanham, o que leva a inconsistências de acordo com o nosso quadro teórico. A análise também nos mostrou que as duas coleções se negam a abordar a variação linguística como componente a ser trabalhado nas aulas.
Keywords: Ensino
Língua espanhola
Material didático
Aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLPSantana.pdf591.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.