Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18427
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Passaro, Andrés Martin | - |
dc.contributor.author | Oliveira Junior, Paulo Humberto Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T22:51:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:13Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA FILHO, Paulo Humberto Soares de. Mercado popular e metrô Uruguaiana: o caos e a congestão urbana como forças motrizes de um projeto de arquitetura de escala metropolitana. 2021. 54 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18427 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Congestão urbana | pt_BR |
dc.subject | Caos | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Mat-building | pt_BR |
dc.title | Mercado popular e metrô Uruguaiana: o caos e a congestão urbana como forças motrizes de um projeto de arquitetura de escala metropolitana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Slade, Ana | - |
dc.contributor.referee2 | Colosso, Paolo | - |
dc.contributor.referee3 | Varella, Pedro | - |
dc.description.resumo | Este presente trabalho escrito visa, juntamente com o caderno de desenhos, responder às questões especificadas ao TFG da FAU UFRJ, sobre pertinência do tema, fundamentação teórica e possíveis metodologias. Sobre o tema, com recorte de abordagem situado na região metropolitana central do Rio de Janeiro entre o eixo econômico da Av. Presidente Vargas e paralelo à Avenida Rio Branco. O trabalho final de graduação II, projetual e teórico, que pretende desenvolver o projeto arquitetônico do Mercado Popular da Uruguaiana, cujo objetivo é a afirmação da Arquitetura no fazer cidade mesmo nas escalas de projeto metropolitanas (LASSANCE; VARELLA; CAPILLÉ 2012). Além do projeto, busca-se o desenvolvimento de uma literatura que reflita sobre teorias da cultura urbana a partir da ótica da congestão e da aproximação do campo da arquitetura da cidade real. Almeja-se causar reflexões, não somente a partir da literatura desenvolvida, mas também do desenho como ferramenta de fomento de produção da cultura arquitetônica. Partindo de tal desenho, é afirmado a arquitetura como suporte às atividades ordinárias, populares, do trabalho formal e principalmente informal na cidade, tirando proveito do caos (1) (KOOLHAAS, REM 1992) e das congestões (2) (KOOLHAAS, REM 1972) como fenômenos de interesses na cultura urbana. Advoga-se pelo retorno dos holofotes da arquitetura ao cotidiano e corriqueiro como maneira de aproximar o campo da arquitetura à cidade real e aos territórios populares, negligenciados porém amplamente democráticos, como é o caso do camelódromo da Uruguaiana. Para tais ponderações teóricas e projetuais, são utilizados perspectivas de autores que refletiram sobre a cultura arquitetônica e urbana na ótica da reaproximação das dinâmicas ordinárias e corriqueiras das cidades e paisagens reais. Precisamente a produção crítica que se inicia no movimento moderno tardio e se consolida no pós-moderno das décadas 70. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PHSOliveiraFilho.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.