Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18427
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Mercado popular e metrô Uruguaiana: o caos e a congestão urbana como forças motrizes de um projeto de arquitetura de escala metropolitana |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira Junior, Paulo Humberto Soares de |
Orientador: | Passaro, Andrés Martin |
Resumo: | Este presente trabalho escrito visa, juntamente com o caderno de desenhos, responder às questões especificadas ao TFG da FAU UFRJ, sobre pertinência do tema, fundamentação teórica e possíveis metodologias. Sobre o tema, com recorte de abordagem situado na região metropolitana central do Rio de Janeiro entre o eixo econômico da Av. Presidente Vargas e paralelo à Avenida Rio Branco. O trabalho final de graduação II, projetual e teórico, que pretende desenvolver o projeto arquitetônico do Mercado Popular da Uruguaiana, cujo objetivo é a afirmação da Arquitetura no fazer cidade mesmo nas escalas de projeto metropolitanas (LASSANCE; VARELLA; CAPILLÉ 2012). Além do projeto, busca-se o desenvolvimento de uma literatura que reflita sobre teorias da cultura urbana a partir da ótica da congestão e da aproximação do campo da arquitetura da cidade real. Almeja-se causar reflexões, não somente a partir da literatura desenvolvida, mas também do desenho como ferramenta de fomento de produção da cultura arquitetônica. Partindo de tal desenho, é afirmado a arquitetura como suporte às atividades ordinárias, populares, do trabalho formal e principalmente informal na cidade, tirando proveito do caos (1) (KOOLHAAS, REM 1992) e das congestões (2) (KOOLHAAS, REM 1972) como fenômenos de interesses na cultura urbana. Advoga-se pelo retorno dos holofotes da arquitetura ao cotidiano e corriqueiro como maneira de aproximar o campo da arquitetura à cidade real e aos territórios populares, negligenciados porém amplamente democráticos, como é o caso do camelódromo da Uruguaiana. Para tais ponderações teóricas e projetuais, são utilizados perspectivas de autores que refletiram sobre a cultura arquitetônica e urbana na ótica da reaproximação das dinâmicas ordinárias e corriqueiras das cidades e paisagens reais. Precisamente a produção crítica que se inicia no movimento moderno tardio e se consolida no pós-moderno das décadas 70. |
Palavras-chave: | Congestão urbana Caos Complexidade Mat-building |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Unidade produtora: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | OLIVEIRA FILHO, Paulo Humberto Soares de. Mercado popular e metrô Uruguaiana: o caos e a congestão urbana como forças motrizes de um projeto de arquitetura de escala metropolitana. 2021. 54 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PHSOliveiraFilho.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.