Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18438
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Professores em home office: a delegação das responsabilidades do empregador |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Andréia da |
Orientador: | Bittencourt, Renato Nunes |
Resumo: | O trabalho proporciona ao indivíduo transformar a natureza para saciar as suas necessidades. É o trabalho que permite ao ser humano demonstrar ações, iniciativas e desenvolver suas habilidades, “um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza”. Para a realização dessa ação sobre a natureza, faz-se necessário não somente o capital humano e sua vontade, mas também a construção de uma estrutura física e tecnológica que possibilite a execução de tal ato, bem como a determinação de uma jornada de trabalho para que a execução desse trabalho enfim possa acontecer. As figuras do empregador e empregado surgem então para, dentre outras coisas, indicar quem será o responsável por cada um desses aspectos estruturais. Em termos gerais podemos dizer que a estrutura física, tecnológica e controle de jornada de trabalho são deveres do empregador, já o empregado fica responsável por aplicar seus conhecimentos e habilidades na realização do trabalho propriamente dito. Com o início da pandemia popularizou-se o Home Office, o que nos traz questionamentos: como o empregador cumpre suas obrigações em relação ao provimento de estruturas mínimas para a realização do trabalho? Como o empregado realiza suas atividades sem essa estrutura? Esse será nosso objetivo com esta pesquisa e a partir disso analisaremos alguns aspectos dessa divisão de atribuições na vida de uma das profissões mais fundamentais, se não a mais fundamental, para a organização de qualquer sociedade: o professor. Este trabalho se caracterizará como uma pesquisa bibliográfica e um levantamento (ou survey). Concluímos, nesta pesquisa, que os professores participantes da pesquisa podem ser considerados ou apresentam-se como uma deficiência muito grande em relação à atuação do processo ensino/aprendizagem à distância. Vimos, portanto, que a instituição escolar e os sistemas de controle governamental e educativos não oferecem os métodos adequados à nova realidade pandêmica. |
Palavras-chave: | Ensino remoto Ensino à distância Home Office Escola Professor |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 11-Mar-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Andréia da. Professores em home office: a delegação das responsabilidades do empregador. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASilva.pdf | 684.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.