Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18439
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Efeitos da pandemia da COVID-19 no transporte público da Cidade do Rio de Janeiro: análise de notícias do principal jornal do país
Author(s)/Inventor(s): Silva, Bárbara Martire da
Advisor: Faria, Maria de Fátima Bruno de
Abstract: Este estudo tem como objetivo caracterizar os efeitos da pandemia do coronavírus no transporte público na cidade do Rio de Janeiro. Inicialmente, foram revisados estudos sobre o transporte público e a mobilidade urbana no Rio de Janeiro para uma contextualização e embasamento do estudo. Em seguida, foram revisados documentos e regulamentos que discutem as recomendações de biossegurança para o transporte, dos órgãos competentes. Foi adotado o método qualitativo com emprego da técnica de pesquisa documental a partir da análise dos documentos e das matérias extraídas do jornal online O Globo. Para a busca no jornal foram usados os termos “transporte público do Rio de Janeiro” e “pandemia” e selecionadas as matérias com datas de 01 de março de 2020 até 31 de dezembro de 2021. Ao todo, foram analisadas 117 matérias. A partir do emprego da técnica de análise de conteúdo, foram criadas 11 categorias a posteriori que permitiram elencar os principais problemas enfrentados pela gestão do transporte e pelos seus usuários, extraídas a partir dos trechos extraídos das matérias. Os resultados mostraram que a pandemia agravou a crise do transporte público do Rio de janeiro. A brusca queda de demanda dos usuários e a consequente queda na arrecadação geraram prejuízos. O sucateamento da frota, o desaparecimento de linhas somadas às depredações e os calotes resultaram em um serviço de má qualidade e com alto risco de contágio da Covid-19 afetando diretamente a vida do carioca.
Keywords: Transporte público
COVID-19
Biossegurança
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Bárbara Martire da. Efeitos da pandemia da COVID-19 no transporte público da Cidade do Rio de Janeiro: análise de notícias do principal jornal do país. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMSilva.pdf247.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.