Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18449
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do | - |
dc.contributor.author | Santos, Bruno Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-28T00:53:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:14Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18449 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Literatura periférica | pt_BR |
dc.subject | Literatura marginal | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Contos brasileiros | pt_BR |
dc.title | Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8270680328878654 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca abordar questões relacionadas ao ensino de literatura, especificamente, no ensino médio. Objetiva-se considerar a literatura marginal- periférica como uma perspectiva importante para o ensino de literatura, reconhecendo que a presença dessa literatura é importante para fomentar mudanças no ensino. Discute-se o predomínio do cânone e a necessidade de abordar outras perspectivas e vozes literárias, principalmente vozes que sempre foram silenciadas e que compõem a história da sociedade. A partir de estudos, documentos e leis, investigam-se as possibilidades de abordagens de leituras no trabalho com a literatura marginal- periférica no ensino, visando as transformações que são possíveis através dela. É importante reconhecer que ao produzir questionamentos e pensar propostas para o ensino de literatura não se tem a intenção de limitar e/ou padronizar o trabalho com o texto literário, o que pretende-se é um exercício de percepção e reflexão na leitura de um conto periférico, considerando determinadas formas, dentre muitas, de se abordar a literatura periférica em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BSSantos.pdf | 305.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.