Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18449
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Bruno Silva dos
Orientador: Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Resumo: O presente trabalho busca abordar questões relacionadas ao ensino de literatura, especificamente, no ensino médio. Objetiva-se considerar a literatura marginal- periférica como uma perspectiva importante para o ensino de literatura, reconhecendo que a presença dessa literatura é importante para fomentar mudanças no ensino. Discute-se o predomínio do cânone e a necessidade de abordar outras perspectivas e vozes literárias, principalmente vozes que sempre foram silenciadas e que compõem a história da sociedade. A partir de estudos, documentos e leis, investigam-se as possibilidades de abordagens de leituras no trabalho com a literatura marginal- periférica no ensino, visando as transformações que são possíveis através dela. É importante reconhecer que ao produzir questionamentos e pensar propostas para o ensino de literatura não se tem a intenção de limitar e/ou padronizar o trabalho com o texto literário, o que pretende-se é um exercício de percepção e reflexão na leitura de um conto periférico, considerando determinadas formas, dentre muitas, de se abordar a literatura periférica em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Ensino médio
Literatura periférica
Literatura marginal
Literatura brasileira
Contos brasileiros
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BSSantos.pdf305.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.