Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Adriana Baptista de-
dc.contributor.authorChazan, Guilherme Goldstein-
dc.date.accessioned2022-08-29T15:03:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18455-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleEnsino de inglês instrumental para surdos: uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5910520240728999pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7816560802106598pt_BR
dc.description.resumoOs dois temas centrais deste trabalho, a educação de surdos e o ensino de língua inglesa, são áreas independentes que têm recebido muitas contribuições de pesquisadores, porém poucos foram os diálogos entre ambas, visto que costumam abordar diferentes modalidades de língua: visual-espacial e oral-auditiva, respectivamente. Assim, após descrever as trajetórias conceituais e históricas percorridas pelos assuntos principais, essa monografia tem como objetivo a pesquisa bibliográfica sobre o ensino de inglês instrumental para surdos no Portal de Periódicos da CAPES no período de 2016 a 2021 a partir das palavras-chaves “inglês surdos”. Foram encontrados 6 artigos, 3 de cunho teórico e 3 práticos, de observação de sala de aula, que trouxeram sugestões importantes para o desenvolvimento do ensino desse público: elaboração de legislação especializada para a educação; ensino precoce de língua; uso de materiais didáticos visuais e escritos; foco no ensino de inglês na modalidade escrita; capacitação docente, principalmente para a utilização de materiais digitais. Espera-se que os resultados possam contribuir com o desenvolvimento da área de ensino de inglês para surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GGChazan.pdf196.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.