Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18455
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Adriana Baptista de | - |
dc.contributor.author | Chazan, Guilherme Goldstein | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T15:03:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:14Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18455 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estudo | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Ensino de inglês instrumental para surdos: uma pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5910520240728999 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7816560802106598 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os dois temas centrais deste trabalho, a educação de surdos e o ensino de língua inglesa, são áreas independentes que têm recebido muitas contribuições de pesquisadores, porém poucos foram os diálogos entre ambas, visto que costumam abordar diferentes modalidades de língua: visual-espacial e oral-auditiva, respectivamente. Assim, após descrever as trajetórias conceituais e históricas percorridas pelos assuntos principais, essa monografia tem como objetivo a pesquisa bibliográfica sobre o ensino de inglês instrumental para surdos no Portal de Periódicos da CAPES no período de 2016 a 2021 a partir das palavras-chaves “inglês surdos”. Foram encontrados 6 artigos, 3 de cunho teórico e 3 práticos, de observação de sala de aula, que trouxeram sugestões importantes para o desenvolvimento do ensino desse público: elaboração de legislação especializada para a educação; ensino precoce de língua; uso de materiais didáticos visuais e escritos; foco no ensino de inglês na modalidade escrita; capacitação docente, principalmente para a utilização de materiais digitais. Espera-se que os resultados possam contribuir com o desenvolvimento da área de ensino de inglês para surdos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GGChazan.pdf | 196.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.