Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18455
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ensino de inglês instrumental para surdos: uma pesquisa bibliográfica
Author(s)/Inventor(s): Chazan, Guilherme Goldstein
Advisor: Souza, Adriana Baptista de
Abstract: Os dois temas centrais deste trabalho, a educação de surdos e o ensino de língua inglesa, são áreas independentes que têm recebido muitas contribuições de pesquisadores, porém poucos foram os diálogos entre ambas, visto que costumam abordar diferentes modalidades de língua: visual-espacial e oral-auditiva, respectivamente. Assim, após descrever as trajetórias conceituais e históricas percorridas pelos assuntos principais, essa monografia tem como objetivo a pesquisa bibliográfica sobre o ensino de inglês instrumental para surdos no Portal de Periódicos da CAPES no período de 2016 a 2021 a partir das palavras-chaves “inglês surdos”. Foram encontrados 6 artigos, 3 de cunho teórico e 3 práticos, de observação de sala de aula, que trouxeram sugestões importantes para o desenvolvimento do ensino desse público: elaboração de legislação especializada para a educação; ensino precoce de língua; uso de materiais didáticos visuais e escritos; foco no ensino de inglês na modalidade escrita; capacitação docente, principalmente para a utilização de materiais digitais. Espera-se que os resultados possam contribuir com o desenvolvimento da área de ensino de inglês para surdos.
Keywords: Língua inglesa
Surdo
Ensino
Aprendizagem
Estudo
Pesquisa bibliográfica
Metodologia
Material didático
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GGChazan.pdf196.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.