Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18465
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise de confiabilidade de diferentes alternativas de geração de vapor através da simulação por eventos discretos
Author(s)/Inventor(s): Inácio, Priscila Dias
Pereira, Thaís Dutra de Moraes
Advisor: Souza, Márcio Nele de
Co-advisor: Cabete, Ricardo Porto
Abstract: No presente estudo a engenharia de confiabilidade foi aplicada em um sistema de geração de vapor para responder a uma questão que hoje surge normalmente na fase de projetos industriais: como escolher uma entre diferentes configurações alternativas de sistemas para exercer a mesma função. Foram propostas quatro configurações, com diferentes disposições de caldeiras e turbo geradores. Plantas deste tipo, como unidades de geração de vapor, operam diariamente de forma contínua por longos períodos de tempo. Além disso, outra característica importante é o fato das mesmas poderem operar com carga reduzida. Sendo assim, o indicador de confiabilidade adequado para sistemas deste tipo é a eficiência produtiva, a qual é definida como sendo a razão entre a produção efetivamente realizada e a capacidade máxima de produção da unidade. Este parâmetro é um conceito importante para avaliar sistemas de produção que podem operar com carga variável e não apenas em estados de produção de 0 ou 100%. Existem várias técnicas utilizadas para avaliação de confiabilidade, neste estudo optou-se por utilizar a técnica de Diagramas de Blocos. Esta fornece como resultado a confiabilidade do sistema, ou seja, a probabilidade de que o mesmo cumpra uma dada função em um tempo de missão especificado sem, no entanto, avaliar a sua capacidade de recuperação ou de operar com carga reduzida. Desta forma, torna-se necessário a utilização simultânea de outra técnica capaz de prover o indicador desejado. Para isso foi utilizada a técnica de simulação por eventos discretos, pois esta permite calcular a eficiência produtiva da unidade, além de contemplar todas as nuances do sistema, tais como: a influência de perdas parciais, dos tempos de reparo, entre outras. Desta forma, a escolha da melhor configuração foi baseada na alternativa que apresentou a maior eficiência na produção da quantidade de vapor. Das quatro configurações analisadas para o sistema de geração de vapor, a configuração que apresentou a maior eficiência produtiva foi a Alternativa 1, com 99,626%. De uma forma geral, pôde-se concluir que apesar da introdução de redundâncias nas outras alternativas, houve perda de eficiência produtiva devido principalmente a grande folga na capacidade produtiva da Alternativa 1 frente as demais Alternativas e ao aumento na quantidade e duração das manutenções preventivas. Cabe ressaltar que a Alternativa 1 foi considerada a melhor das alternativas, pois, além de apresentar a maior eficiência produtiva, este sistema é composto por apenas 3 caldeiras (enquanto os demais sistemas possuem 4) representando assim um menor custo de investimento na implantação do projeto.
Keywords: Avaliação de confiabilidade
Diagramas de blocos
Sistema de geração de vapor
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: INÁCIO, Priscila Dias; PEREIRA, Thais Dutra de Moraes. Análise de confiabilidade de diferentes alternativas de geração de vapor através da simulação por eventos discretos. 2009. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDInácio.pdf809.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.