Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18468
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Paredes de concreto moldadas “in loco” com revestimento cerâmico: estudo de caso das manifestações patológicas em obra de edifícios multifamiliares - Macaé/RJ
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Alfeu Ferreira
Advisor: Guimarães, Gustavo Vaz de Mello
Abstract: A necessidade de moradia para a população em um país como o Brasil é notória, sobretudo para famílias com baixa renda. Assim, o governo federal vem apoiando projetos para construções de condomínios que atendam esse quesito (e.g.: programa Minha Casa, Minha Vida). Nesse contexto, um estudo de caso foi realizado durante a construção de um empreendimento na cidade de Macaé-RJ composto por 18 edifícios multifamiliares, com quatro pavimentos cada. Buscando uma construção com custos mais acessíveis, o empreendimento em questão foi todo projetado e executado em concreto, inclusive as paredes. Muitas placas cerâmicas foram instaladas, tanto nas paredes como, naturalmente, nos pisos. Foram observados, durante a fase de acabamento dos dois primeiros blocos, que diversas placas dos pisos apresentavam uma manifestação patológica associada ao desplacamento. Desta forma, o problema foi analisado e uma ação mitigadora foi necessária. Além disso, foi proposta uma intervenção na metodologia executiva que vinha sendo realizada com vistas a solucionar a manifestação patológica observada. A intervenção consistiu em adicionar mais um procedimento de lavagem – denominado neste trabalho de (re)lavagem. Com efeito, posteriormente, em mais três blocos onde a intervenção foi aplicada houve uma redução de cerca de 95% nas manifestações patológicas associadas ao desplacamento das placas cerâmicas.
Keywords: Estruturas de concreto
Habitação popular
Cerâmica – revestimentos
Patologias
Concrete structures
Popular housing
Ceramic coating
Pathologies
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jun-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Alfeu Ferreira. Paredes de concreto moldadas “in loco” com revestimento cerâmico: estudo de caso das manifestações patológicas em obra de edifícios multifamiliares - Macaé/RJ. 2022. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFROCHA.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.