Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18469
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Destacamento de revestimentos cerâmicos de fachadas e áreas externas: estudo de caso em Cabo Frio – Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Penteado, Raphael Bastos Garcia
Advisor: Nascimento, Monique Amaro de Freitas Rocha
Abstract: Considerando as condições climáticas no Brasil, tem-se um ambiente favorável para a grande utilização de revestimentos cerâmicos em fachadas, devido a maior durabilidade das características antitérmicas e do seu poder de conservação. Portanto, este trabalho buscou entender o surgimento de patologias que prejudicam diretamente as características de conservação do Sistema de Revestimento Cerâmico, diminuindo o seu desempenho. Para tal, realizou-se um estudo de diversas edificações, buscando identificar as ocorrências patológicas que culminam no destacamento de peças cerâmicas e quais etapas da edificação originaram tais defeitos. Além disso, também foram descritas possíveis medidas de intervenção para combater o avanço dos sintomas observados. Por fim, através da comparação das origens das patologias nas edificações estudadas, constatou-se o maior impacto das etapas construtivas e de projeto, revelando a grande necessidade do adequado conhecimento técnico da mão de obra empregada neste sistema. Foi verificado a redução do desempenho e durabilidade dos revestimentos, confirmando a importância de um projeto de revestimento de fachada que contemple medidas para inibir o surgimento de defeitos nas peças cerâmicas.
Keywords: Cerâmica – revestimentos
Fachadas
Patologias
Ceramic coating
Facade
Pathologies
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 27-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PENTEADO, Raphael Bastos Garcia. Destacamento de revestimentos cerâmicos de fachadas e áreas externas: estudo de caso em Cabo Frio - Rio de Janeiro. 2022. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBGPENTEADO.pdf4.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.