Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1846
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Roms Sinti e Calons: efeitos da mídia sobre a identidade dos chamados ciganos
Autor(es)/Inventor(es): Migowski, Juliana Fernandes
Orientador: ElHajji, Mohammed
Resumo: Discute a idéia de ciganidade, evidenciando que a noção não se refere a um conjunto monolítico ou homogêneo de hábitos, costumes e práticas simbólicas, mas, antes, serve como designação genérica para um verdadeiro "mosaico cultural" composto por uma variedade de grupos étnicos. Em meio à diversidade, o que une Roms, Sinti e Calons, os chamados ciganos, é uma história de séculos de perseguição e preconceito – o que gerou a necessidade de produção de um quadro simbólico que fundamentasse a solidariedade entre eles. O trabalho aborda o papel da mídia na produção e perpetuação das imagens anticiganas e, por outro lado, analisa de que forma os meios de comunicação podem servir como instrumentos de mobilização desta comunidade, a partir dos princípios da comunicação comunitária.
Palavras-chave: Mídia
Identidade
Ciganos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MIGOWSKI, Juliana Fernandes. Roms, Sinti e Calons: efeitos da mídia sobre a identidade dos chamados ciganos. 2008. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMIGOWSKI.pdf419.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.