Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18470
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise de viabilidade técnico-econômica de fundações em estacas para residência unifamiliar em Rio das Ostras/RJ
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Arthur Miranda Fabrício
Advisor: Guimarães, Gustavo Vaz de Mello
Co-advisor: Silva, Lucas Marques Pires da
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo realizar dimensionamento geotécnico das estacas de uma construção residencial unifamiliar de alto padrão de estrutura convencional localizada no município de Rio das Ostras no estado do Rio de Janeiro. Para estimar a capacidade de carga geotécnica da fundação foram utilizados três métodos semiempíricos diferentes e as importantes alterações associadas ao dimensionamento geotécnico constantes na NBR 6122/2019. Por fim, o autor apresenta uma comparação de custo entre estaca tipo Hélice Contínua e estaca tipo Strauss. Vale destacar que a estaca hélice contínua monitorada foi escolhida devido ao método de execução mais moderno e à estaca Strauss por ser um método de execução muito utilizado na região do estudo de caso. Porém, ambas as estacas apresentaram custo parecido, por isso, a tomada de decisão para decidir qual solução é mais benéfica, fica a critério de fatores como, prazo, fluxo de caixa financeiro e espaço no canteiro de obras, devido a hélice ter execução mais ágil é necessário um grande efetivo de profissionais e de um grande volume de material em estoque para dar celeridade nas etapas de arrasamento e fabricação do bloco de coroamento para acompanhar a produtividade do equipamento. Por fim, a estaca hélice apresenta maior confiabilidade trazendo maior segurança ao processo, por razão das tecnologias envolvidas, principalmente o monitoramento eletrônico.
Keywords: Geotécnica
Estaca tipo hélice
Análise econômica
Geotechnics
Continuous flight auger piles
Economic analysis
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::FUNDACOES E ESCAVACOES
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 16-Jun-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Arthur Miranda Fabrício. Análise de viabilidade técnico-econômica de fundações em estacas para residência unifamiliar em Rio das Ostras/RJ. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMFFerreira.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.