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http://hdl.handle.net/11422/18498
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Calado, Verônica Maria de Araújo | - |
dc.contributor.author | Duarte, Gustavo Eiras Geraldes | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Saulo Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T19:23:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2011-06 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Gustavo Eiras Geraldes; SIQUEIRA, Saulo Lourenço. Análise de viabilidade do uso de materiais compósitos em botijões para gás liquefeito de petróleo. 2011. 97 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18498 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gás liquefeito de petróleo | pt_BR |
dc.subject | GLP | pt_BR |
dc.subject | Botijão | pt_BR |
dc.title | Análise de viabilidade do uso de materiais compósitos em botijões para gás liquefeito de petróleo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7950388015437635 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4309583012043419 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Paschoal, Luiz Claudio Moreira | - |
dc.contributor.referee1 | Vaz Júnior, Carlos André | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1862808949097711 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Freire, Estevão | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0651256832424158 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Souza, Marcelo Oliveira de | - |
dc.description.resumo | O atual mercado brasileiro de GLP se encontra consolidado, não suportando mais o repasse de custos para o preço final, não apresentando grandes expectativas de crescimento, uma vez que sejam mantidas as condições legais de uso do gás no país. O aumento do custo de transporte de cargas, segundo o que aponta índices específicos, desafia as empresas distribuidoras do gás a buscarem soluções que visam diminuir seus custos operacionais e aumentar sua lucratividade sem impactar o preço final. Uma solução para este problema se encontra no uso de materiais compósitos para a confecção de botijões, nos quais é transportado o GLP. Os mesmos são conhecidos pelas excelentes propriedades mecânicas comparadas às do metal, apresentando um peso muito menor. Reduzindo-se o peso do botijão, consegue-se transportar uma mesma quantidade de GLP com menor peso de carga. Este fato se traduz na redução da tarifa total de frete que possui a massa total de carga como um dos principais parâmetros de cálculo. O presente trabalho estimou quantitativamente o impacto dessa inovação tecnológica nos custos totais de transferência, baseando-se na metodologia sugerida no Manual de Cálculo de Custos e Formação de Preços do Transporte Rodoviário de Cargas da Associação Nacional de Transporte de Cargas (NTC) e achou uma redução entre 22,5% e 25,6% para as tarifas de frete, levando a crer que o uso de compósitos para confecção de botijões é economicamente possível no ponto de vista dos custos de transporte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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