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dc.contributor.advisorCalado, Verônica Maria de Araújo-
dc.contributor.authorDuarte, Gustavo Eiras Geraldes-
dc.contributor.authorSiqueira, Saulo Lourenço-
dc.date.accessioned2022-09-01T19:23:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:15Z-
dc.date.issued2011-06-
dc.identifier.citationDUARTE, Gustavo Eiras Geraldes; SIQUEIRA, Saulo Lourenço. Análise de viabilidade do uso de materiais compósitos em botijões para gás liquefeito de petróleo. 2011. 97 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18498-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGás liquefeito de petróleopt_BR
dc.subjectGLPpt_BR
dc.subjectBotijãopt_BR
dc.titleAnálise de viabilidade do uso de materiais compósitos em botijões para gás liquefeito de petróleopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7950388015437635pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309583012043419pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Paschoal, Luiz Claudio Moreira-
dc.contributor.referee1Vaz Júnior, Carlos André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862808949097711pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Estevão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651256832424158pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Marcelo Oliveira de-
dc.description.resumoO atual mercado brasileiro de GLP se encontra consolidado, não suportando mais o repasse de custos para o preço final, não apresentando grandes expectativas de crescimento, uma vez que sejam mantidas as condições legais de uso do gás no país. O aumento do custo de transporte de cargas, segundo o que aponta índices específicos, desafia as empresas distribuidoras do gás a buscarem soluções que visam diminuir seus custos operacionais e aumentar sua lucratividade sem impactar o preço final. Uma solução para este problema se encontra no uso de materiais compósitos para a confecção de botijões, nos quais é transportado o GLP. Os mesmos são conhecidos pelas excelentes propriedades mecânicas comparadas às do metal, apresentando um peso muito menor. Reduzindo-se o peso do botijão, consegue-se transportar uma mesma quantidade de GLP com menor peso de carga. Este fato se traduz na redução da tarifa total de frete que possui a massa total de carga como um dos principais parâmetros de cálculo. O presente trabalho estimou quantitativamente o impacto dessa inovação tecnológica nos custos totais de transferência, baseando-se na metodologia sugerida no Manual de Cálculo de Custos e Formação de Preços do Transporte Rodoviário de Cargas da Associação Nacional de Transporte de Cargas (NTC) e achou uma redução entre 22,5% e 25,6% para as tarifas de frete, levando a crer que o uso de compósitos para confecção de botijões é economicamente possível no ponto de vista dos custos de transporte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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