Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1849
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEarp, Fábio de Silos Sá-
dc.contributor.authorBerberick, Leonardo Leone-
dc.date.accessioned2017-04-27T15:57:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:50Z-
dc.date.issued2012-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1849-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia do livropt_BR
dc.subjectDemandapt_BR
dc.subjectEra digitalpt_BR
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectLivrariapt_BR
dc.subjectIndústria editorialpt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre Livrariapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0337996049282754pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Luís Carlos-
dc.contributor.referee2Kornis, George-
dc.description.resumoO tema central deste estudo, a Livraria M.Leone está localizada na Barra da Tijuca em um ponto estratégico, onde em um raio de 500 metros estão localizados um shopping de comunidade, três shoppings de vizinhança e cinco grandes condomínios. Esta localização privilegiada beneficia em muito os negócios da Livraria e dá uma vantagem significativa em comparação à seus principais concorrentes. O bairro da Barra da Tijuca caracteriza-se por seu recente e constante crescimento. O bairro dota de um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) superior à média do município do Rio de Janeiro. Há ainda um grande potencial de consumo por conta da elevada renda média familiar na região. Todos esses fatores são fundamentais no sucesso da livraria estudada. Em contrapartida a estas vantagens, um dos grandes desafios enfrentados por empresas deste ramo é a grande sazonalidade de demanda. O período de maior demanda é o de Volta às Aulas, que representa três meses no ano e ao mesmo tempo cerca de 80% do faturamento anual. Isso força a Livraria a recorrer a algumas ferramentas que são necessárias para evitar o fracasso do negócio. Mão de obra temporária e oferta de outros serviços e produtos em paralelo são algumas dessas. No período atual de revolução e avanço tecnológico, é preciso ficar atento e se adaptar constantemente de forma a não ser ultrapassado por outros mais “antenados”. A questão do livro digital se tornou fonte de preocupação dos livreiros e, concordando ou não com o possível sucesso desse novo mercado de livros eletrônicos, os empresários do ramo devem estudar, pesquisar e conhecer todas as especificidades desse mercado em plena ascensão. Quem não se adaptar e procurar inovar pode ficar para trás nesse momento de grande mudança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LLBerberick.pdf801.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.