Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1849
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de caso sobre Livraria
Autor(es)/Inventor(es): Berberick, Leonardo Leone
Orientador: Earp, Fábio de Silos Sá
Resumo: O tema central deste estudo, a Livraria M.Leone está localizada na Barra da Tijuca em um ponto estratégico, onde em um raio de 500 metros estão localizados um shopping de comunidade, três shoppings de vizinhança e cinco grandes condomínios. Esta localização privilegiada beneficia em muito os negócios da Livraria e dá uma vantagem significativa em comparação à seus principais concorrentes. O bairro da Barra da Tijuca caracteriza-se por seu recente e constante crescimento. O bairro dota de um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) superior à média do município do Rio de Janeiro. Há ainda um grande potencial de consumo por conta da elevada renda média familiar na região. Todos esses fatores são fundamentais no sucesso da livraria estudada. Em contrapartida a estas vantagens, um dos grandes desafios enfrentados por empresas deste ramo é a grande sazonalidade de demanda. O período de maior demanda é o de Volta às Aulas, que representa três meses no ano e ao mesmo tempo cerca de 80% do faturamento anual. Isso força a Livraria a recorrer a algumas ferramentas que são necessárias para evitar o fracasso do negócio. Mão de obra temporária e oferta de outros serviços e produtos em paralelo são algumas dessas. No período atual de revolução e avanço tecnológico, é preciso ficar atento e se adaptar constantemente de forma a não ser ultrapassado por outros mais “antenados”. A questão do livro digital se tornou fonte de preocupação dos livreiros e, concordando ou não com o possível sucesso desse novo mercado de livros eletrônicos, os empresários do ramo devem estudar, pesquisar e conhecer todas as especificidades desse mercado em plena ascensão. Quem não se adaptar e procurar inovar pode ficar para trás nesse momento de grande mudança.
Palavras-chave: Economia do livro
Demanda
Era digital
Livro eletrônico
Livraria
Indústria editorial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLBerberick.pdf801.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.