Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18527
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mattos, Rodrigo Rinaldi | - |
dc.contributor.author | Lopes, Bruno Wlaschitz | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T00:30:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Lopes, Bruno Wlaschitz. Guia de Pacobaíba: construindo uma nova centralidade através da mobilidade e urbanismo sustentável. 2020. 39 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18527 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Centralidades | pt_BR |
dc.title | Guia de Pacobaíba: construindo uma nova centralidade através da mobilidade e urbanismo sustentável | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A Região Metropolitana do Rio de Janeiro enfrenta diariamente um grande dilema: centralidade x mobilidade. Refletido em longos engarrafamentos que suscitam elevados transtornos e custos para a sociedade, o fato é que, a estrutura rodoviária existente e em construção é insuficiente frente à demanda e o papel central que o município do Rio de Janeiro exerce na região. A descentralização, através da construção de novas centralidades, juntamente com a exploração do transporte hidroviário na Baía de Guanabara, são as estratégias aqui exploradas para minimizar os movimentos pendulares e, ao mesmo tempo, aumentar a oferta de ligações intermunicipais. A Guia de Pacobaíba, em Magé, é o objeto de estudo para o experimento dessas estratégias, devido ao seu potencial revelado nas análises deste projeto. Através dos conceitos de mobilidade e urbanismo sustentável, busca-se traçar as diretrizes de um espaço eficiente e diversificado que cria um novo cenário de possibilidades e interações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BWLopes.pdf | 15.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.