Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18532
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: E o mundo não se acabou: o Rio de Janeiro recebe a gripe espanhola e o “maior carnaval de todos os tempos”
Autor(es)/Inventor(es): Figueredo, Julia de Arruda
Orientador: Silva, Renata Bastos da
Resumo: Este trabalho aborda a chegada da gripe espanhola, uma das maiores epidemias do século XX, ao Rio de Janeiro, a capital do Brasil à época, e a realização do carnaval de 1919, que foi considerado o maior da história. Ele também levanta reflexões sobre as possibilidades de contextualizar com um carnaval que promete retornar em um contexto ainda pandêmico, devido à Covid-19. Para isso, é recordado como era brincado o carnaval na primeira república, o contexto da primeira guerra mundial e a epidemia de 1918 no mundo. Logo após, é explicado como a gripe espanhola chegou ao Rio de Janeiro, seus sintomas, seu rápido contágio, aumento das mortes, as promessas dos remédios caseiros e o caos que tomou a cidade que adoeceu. Também é retratada a atuação política da época, as medidas de prevenção e dificuldades governamentais. Na sequência, é abordado o pré-carnaval, seus preparativos e a explosão que foi o carnaval de 1919. Por fim, é feita uma relação entre o carnaval de 1919 e a expectativa do próximo carnaval, de 2022, em um novo contexto pandêmico.
Palavras-chave: Gripe espanhola
Rio de Janeiro (RJ)
Carnaval
Pandemias
COVID-19
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::HISTORIA URBANA
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Out-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAFigueredo.pdf2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.