Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18562
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Habitar Zumbi-IAPETC: reabilitação de uso de edificação ociosa para HIS adaptável
Author(s)/Inventor(s): Mendes, Isadora Gonçalves
Advisor: Andrade, Luciana da Silva
Abstract: Observando a realidade carioca, as dinâmicas que atuam sobre o espaço e o grande déficit habitacional existente a proposta é realizar um projeto de readequação de uso de edificação institucional ociosa na região central do Rio de Janeiro, para Habitação de Interesse Social. Esse trabalho busca evidenciar questões como o direito à cidade, a não funcionalização das áreas centrais e a possibilidade de reabilitação desses espaços de função majoritariamente comercial em um cenário pós pandêmico com a inclusão de habitação e outros usos. Além disso, entendendo o processo habitacional como um processo não estático e contínuo o trabalho busca investigar e propor a possibilidade de adaptação das unidades residenciais às necessidades dos moradores no decorrer do tempo, de forma que a edificação dê suporte à vida que ali acontece e se adeque às mudanças que possam vir a ocorrer, se opondo à lógica de padronização excessiva das unidades habitacionais e incorporando a participação do morador no processo de adaptação e transformação do espaço. Um outro ponto importante do projeto está a inclusão de espaços destinados a atividades de produção contíguos e conectados às unidades, atendendo à necessidade de muitos moradores que é trabalhar enquanto desenvolve algum trabalho reprodutivo, de cuidado. O projeto foi pensado a partir da criação de uma lógica de divisão e alteração dos espaços que possa ser facilmente adaptável e que possa dar suporte à pluralidade de composições familiares.
Keywords: Centro (Rio de Janeiro, RJ)
Habitação de interesse social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENDES, Isadora Gonçalves. Habitar Zumbi-IAPETC: reabilitação de uso de edificação ociosa para HIS adaptável. 2021. 101 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGMendes.pdf13.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.