Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18565
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Políticas territoriais da morte: a desigualdade urbana vista pela subnotificação da Covid-19 no município do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Grangeiro, Joana Spadaccini
Advisor: Ribeiro, Cláudio Rezende
Abstract: A Covid-19 chega em um território urbano que já possui inúmeras contradições, desigualdades e vulnerabilidades. Nesse jogo cruel, as deficiências historicamente construídas e perpetuadas em diversos territórios agem como um agravante das consequências da incidência do vírus. Em um momento de pandemia, mitigar esse processo devastador requer a proposição de políticas públicas que compreendam essas desigualdades urbanas e ajam no intuito de diminuir drasticamente as mortes e os casos de Covid-19 dispersos pela cidade. Entretanto, o papel do poder público no controle e combate da pandemia dei- xou a desejar, sendo representado especialmente na falta de testagem apropriada, gerando uma enorme subnotificação de casos e de óbitos. É a partir dessa proposta que o presente trabalho se estrutura, com a intenção de contribuir para um melhor entendimento acerca da desigualdade urbana na cidade do Rio de Janeiro (RJ), por meio da compreensão espacial da subnotificação da Covid-19 no município. Com o auxílio de ferramentas de georreferenciamento e de análise de dados foram gerados mapas e gráficos que auxiliam a evidenciar os locais que estão alta- mente suscetíveis à pandemia: quer porque neles se morre mais, quer porque neles existe menos controle sobre os casos.
Keywords: Urbanismo
COVID-19
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GRANGEIRO, Joana Spadaccini. Políticas territoriais da morte: a desigualdade urbana vista pela subnotificação da Covid-19 no município do Rio de Janeiro. 2021. 178 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSGrangeiro.pdf52.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.