Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18565
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Políticas territoriais da morte: a desigualdade urbana vista pela subnotificação da Covid-19 no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Grangeiro, Joana Spadaccini
Tutor: Ribeiro, Cláudio Rezende
Resumen: A Covid-19 chega em um território urbano que já possui inúmeras contradições, desigualdades e vulnerabilidades. Nesse jogo cruel, as deficiências historicamente construídas e perpetuadas em diversos territórios agem como um agravante das consequências da incidência do vírus. Em um momento de pandemia, mitigar esse processo devastador requer a proposição de políticas públicas que compreendam essas desigualdades urbanas e ajam no intuito de diminuir drasticamente as mortes e os casos de Covid-19 dispersos pela cidade. Entretanto, o papel do poder público no controle e combate da pandemia dei- xou a desejar, sendo representado especialmente na falta de testagem apropriada, gerando uma enorme subnotificação de casos e de óbitos. É a partir dessa proposta que o presente trabalho se estrutura, com a intenção de contribuir para um melhor entendimento acerca da desigualdade urbana na cidade do Rio de Janeiro (RJ), por meio da compreensão espacial da subnotificação da Covid-19 no município. Com o auxílio de ferramentas de georreferenciamento e de análise de dados foram gerados mapas e gráficos que auxiliam a evidenciar os locais que estão alta- mente suscetíveis à pandemia: quer porque neles se morre mais, quer porque neles existe menos controle sobre os casos.
Materia: Urbanismo
COVID-19
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Unidade de producción: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GRANGEIRO, Joana Spadaccini. Políticas territoriais da morte: a desigualdade urbana vista pela subnotificação da Covid-19 no município do Rio de Janeiro. 2021. 178 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JSGrangeiro.pdf52.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.