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dc.contributor.advisorMartins, Flávio Alves-
dc.contributor.authorLima, Ana Beatriz Vargas de-
dc.date.accessioned2022-09-12T14:50:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Beatriz Vargas de. O impacto da pandemia de Covid-19 nas relações consumeristas. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18582-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectDireito do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectSocial isolationen
dc.subjectConsumer lawen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectE-commerceen
dc.titleO impacto da pandemia de Covid-19 nas relações consumeristaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1330862317567677pt_BR
dc.description.resumoNo início de 2020, um novo vírus altamente contagioso denominado Coronavírus foi descoberto na China e em pouco tempo se espalhou pelo mundo. Por ser uma doença nova, não havia vacina e tampouco cura, sendo o isolamento social e a quarentena a melhor forma encontrada pelos cientistas e profissionais da saúde para combatê-lo. As pessoas foram obrigadas a se isolar em suas casas, mantendo o distanciamento entre si. Com isso, não havia circulação de pessoas nas ruas, nos comércios e tampouco consumindo qualquer produto e/ou serviço fisicamente. Deste modo, as relações de consumo foram obrigadas a se adaptar ao contexto pandêmico e o recurso mais viável procurado por consumidores e fornecedores foi o consumo online. Além de impactar o crescimento do comércio eletrônico, a pandemia de COVID- 19 também refletiu na legislação consumerista brasileira e nas demandas judiciais nos tribunais. Ocorre que apesar da existência do Código de Defesa do Consumidor, a pandemia escancarou a necessidade de atualização deste, uma vez que este não prevê situações do consumo digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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