Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1860
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A nova posição da ficção na pós-modernidade e a mídia
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Leonardo Schabbach
Tutor: Amaral, Marcio Tavares d'
Resumen: Demonstra como a mídia se tornou um lugar de verdade e de poder por intermédio de uma nova forma de se perceber a ficção surgida na pós-modernidade. Hoje, a ficção possui um enorme espaço dentro da cultura social – especialmente por causa dos novos dispositivos tecnológicos, chamados de “mídia”, que permeiam a vida dos indivíduos em quase todos os momentos, tornando-se algo como um quarto âmbito existencial, um bios midiático, como indica Muniz Sodré. A partir do momento em que os fundamentos são colocados em cheque e a própria realidade – segundo Jean Baudrillard – é percebida como um simulacro, a ficção passa a ser considerada algo de mesma substância que o real e, cada vez mais, confunde-se com ele, gerando as suas próprias realidades simuladas. Neste contexto, surge uma nova ficção – uma ficção produtora de verdades – que passa a ser o lugar em que se formam a consciência, as identidades e as relações sociais e de poder. A mídia, por ser quem cria, divulga e edita esta ficção, por ser o lugar no qual esta ficção se aplica fisicamente, também adquire estas características. Ela passa, portanto, a ser este lugar da verdade no mundo pós-moderno e se configura como um meio de grande influência na formação das identidades e das relações de poder.
Materia: Comunicação
Civilização moderna
Pós-modernismo
Mídia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-dic-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Leonardo Schabbach. A nova posição da ficção na pós-modernidade e a mídia. 2008. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LOliveira.pdf197.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.