Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18611
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Materiais eficientemente energéticos para habitação de interesse social
Author(s)/Inventor(s): Lins, Karine Ellen
Advisor: Grabois, Thiago Melo
Abstract: Um dos obstáculos para usufruir do direito à moradia está no custo de sua execução. Para essa fase é necessária a aquisição de materiais, sua escolha e a escolha do processo utilizado para manuseá-los. Dessa forma, a falta de conhecimento técnico dos materiais e de alternativas construtivas impossibilita definir quais os mais adequados, podendo afetar a qualidade de vida dos moradores durante o uso dessa habitação e até mesmo ocasionar mudanças posteriores mais custosas. Dessa forma, notou-se a necessidade de propor um painel de vedação que combine diferentes materiais de modo a facilitar a construção por meio da melhoria e rapidez no processo construtivo. Considerando também um menor custo da sua materialidade sem que a qualidade e o conforto sejam prejudicados. O local de implementação dessa vedação será o edifício abandonado localizado na rua do Carmo, 93, na área central da capital de São Paulo, e tem a finalidade de servir de subsídio para fazê-lo cumprir com sua função social.
Keywords: Materiais
Habitação popular
Eficiência energética
São Paulo (SP)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO::ADEQUACAO AMBIENTAL
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 27-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LINS, Karine Ellen. Materiais eficientemente energéticos para habitação de interesse social. 2021. 140 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELins.pdf18.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.