Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18612
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Casa de apoio para a população LGBTQIA+
Author(s)/Inventor(s): Lima, Kelvin Parente de
Advisor: Amora, Ana Maria Gadelha Albano
Co-advisor: Brandão, Claudio R. Comas
Abstract: O projeto consiste na elaboração de um projeto de arquitetura para abrigar uma casa de apoio para a população LGBTQIA+ na região central da cidade do Rio de Janeiro. A proposta é que essa casa de apoio sirva como um novo ponto de referência para o seu público-alvo e para o seu entorno imediato. Assim, o projeto comtempla uma pluralidade de espaços, dividindo o seu programa em três eixos: O eixo cultural, o eixo social e o eixo acolhedor. A proposta inicial desse trabalho era requalificar algum edifício ocioso e por isso o projeto foi elaborado no imóvel n° 75, onde atualmente existe a fachada principal e resquícios da fachada de fundos de um antigo sobrado. Desse modo, o desafio principal do projeto foi pensar uma nova arquitetura a partir de um programa específico para a casa de apoio que respeitasse os fragmentos arquitetônicos existentes que ainda revelam o que já existiu no local. O eixo cultural é composto por espaços que ajudem a fomentar a cultura voltada para a comunidade LGBTQIA+. O eixo social é composto por salas de aula para a ministração de cursos e consultórios médicos para atendimentos psicológicos e médicos de caráter básico. Já o eixo acolhedor é composto por uma república de acolhimento onde todos os seus espaços são pensados para gerarem uma convivência coletiva, onde a arquitetura colabora para a criação de uma rede de apoio mútua.
Keywords: Homossexualidade
Cultura
População
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Kelvin Parente de. Casa de apoio para a população LGBTQIA+. 2020. 98 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KPLima.pdf30.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.