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dc.contributor.advisorSilva, Thiago Privado da-
dc.contributor.authorPereira, Letícia de Lima Sudré-
dc.date.accessioned2022-09-14T16:41:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:21Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, Letícia de Lima Sudré. Avaliação do crescimento de crianças escolares. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18621-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectServiços de saúde escolarpt_BR
dc.subjectAntropometriapt_BR
dc.subjectChild healthpt_BR
dc.subjectSchool health servicespt_BR
dc.subjectAnthropometrypt_BR
dc.titleAvaliação do crescimento de crianças escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8961535364230421pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Carina Bulcão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1019669879529064pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Juliana Maria Rego Maciel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4757969806578559pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ítalo Rodolfo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197564925954911pt_BR
dc.contributor.referee4Prado, Gabriela Silva dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7911806411343172pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: avaliar o crescimento de crianças do ensino fundamental matriculadas em uma escola pública no município de Macaé, Rio de Janeiro. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 217 escolares com idades entre seis e 14 anos. A análise de dados foi feita pelo software RStudio e o Teste de Exato de Fisher foi utilizado, considerando índice de confiança de 95%. Resultado: No turno matutino, identificou-se que o segundo ano apresentou uma maior proporção de crianças com peso adequado para idade (90,48%). No turno vespertino, a maior proporção de crianças com IMC adequado para idade está no primeiro ano (83,33%). Na relação IMC e idade, identificou-se diferença estatística significativa entre os alunos do quinto ano manhã/tarde (P-valor de 0,0278). Conclusão: os resultados apontam a necessidade de uma orientação/educação alimentar para as crianças e famílias, a fim de obter um crescimento adequado para a idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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