Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18621
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do crescimento de crianças escolares
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Letícia de Lima Sudré
Orientador: Silva, Thiago Privado da
Resumo: Objetivo: avaliar o crescimento de crianças do ensino fundamental matriculadas em uma escola pública no município de Macaé, Rio de Janeiro. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 217 escolares com idades entre seis e 14 anos. A análise de dados foi feita pelo software RStudio e o Teste de Exato de Fisher foi utilizado, considerando índice de confiança de 95%. Resultado: No turno matutino, identificou-se que o segundo ano apresentou uma maior proporção de crianças com peso adequado para idade (90,48%). No turno vespertino, a maior proporção de crianças com IMC adequado para idade está no primeiro ano (83,33%). Na relação IMC e idade, identificou-se diferença estatística significativa entre os alunos do quinto ano manhã/tarde (P-valor de 0,0278). Conclusão: os resultados apontam a necessidade de uma orientação/educação alimentar para as crianças e famílias, a fim de obter um crescimento adequado para a idade.
Palavras-chave: Saúde da criança
Serviços de saúde escolar
Antropometria
Child health
School health services
Anthropometry
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Unidade produtora: Instituto de Enfermagem
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 26-Jul-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Letícia de Lima Sudré. Avaliação do crescimento de crianças escolares. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLSPEREIRA.pdf235.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.