Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18631
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A adesão de gestantes ao pré-natal e seus desdobramentos frente a pandemia de COVID-19 no município de Macaé/RJ
Autor(es)/Inventor(es): Xavier, Larissa Mendes
Orientador: Siqueira, Patricia Regina Affonso de
Resumo: Introdução: a adesão ao pré-natal pode se relacionar com a qualidade da assistência prestada pelo serviço e profissionais de saúde, os quais são fundamentais para a redução dos elevados índices de mortalidade materna e perinatal no Brasil. A pandemia da COVID-19 obrigou a população ao distanciamento devido à rápida transmissão viral aliada ao inicial desconhecimento científico acerca do novo coronavírus. Foram necessárias mudanças na rotina dos indivíduos, impossibilitando a efetividade de ações como as realizadas no pré-natal, período importante no ciclo gravídico-puerperal por se tratar da promoção da saúde materno-infantil. Objetivo: descrever e discutir a adesão das gestantes ao pré-natal frente à pandemia da COVID-19, em Macaé/RJ. Metodologia: trata-se de estudo descritivo e retrospectivo, a partir de uma abordagem quantitativa. Foram avaliados os indicadores de gestantes em acompanhamento pré-natal e gestantes com primeiro atendimento pré-natal até a 12ª semana gestacional, a partir de usuárias cadastradas no SUS, em acompanhamento pré-natal durante a pandemia da COVID-19 em Macaé. Foi utilizada a base de dados secundários SISAB. Os dados foram coletados entre setembro de 2021 e junho de 2022 e referem-se ao período compreendido entre janeiro de 2019 até abril de 2022. Resultados: em 2019, o total de gestantes em acompanhamento pré-natal era inferior aos registros identificados no período pandêmico. Em 2020, com os primeiros casos da COVID-19, evidenciou-se a menor quantidade de gestantes com o início precoce do atendimento pré-natal em novembro (f%=8) e março (f%=17). Em 2021, foi possível identificar setembro (f%=60) como o mês com maior número de gestantes com início precoce do atendimento pré-natal. Para o primeiro quadrimestre de 2022, os indicadores analisados sinalizaram similaridade no número de gestantes mensal. Conclusão: a pandemia da COVID-19 trouxe impactos à adesão das gestantes ao pré-natal em Macaé, com diminuição significativa de gestantes atendidas e com atendimento precoce. A diminuição de atendimentos sinalizou que a prevenção de agravos ou a sua identificação precoce pode ter sido comprometida, impactando no ciclo gravídico puerperal e crescimento e desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Gestantes
Cuidado pré-natal
COVID-19
Pregnant Women
Prenatal Care
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA
Unidade produtora: Instituto de Enfermagem
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Restrito
Citação: XAVIER, Larissa Mendes. A adesão de gestantes ao pré-natal e seus desdobramentos frente a pandemia de COVID-19 no município de Macaé/RJ. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LarissaMXAVIER.pdf517.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.