Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/186
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da doação à incorporação em outro acervo: uma análise da política de doações nas bibliotecas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Raphael Peixoto da
Orientador: Zattar, Marianna
Coorientador: Resende, Érica
Resumo: Este trabalho trata da doação de livros no percurso entre o descarte no processo de desenvolvimento de coleções das bibliotecas universitárias de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a incorporação do mesmo em outra unidade de informação. Para melhor compreensão do tema é apresentado um histórico do surgimento e desenvolvimento das universidades no mundo e em particular no Brasil, apresentando ainda a referida universidade, o desenvolvimento de coleções com seu histórico, etapas e enfoque na política e etapas de seu desenvolvimento olhando de forma particular para a política de descartes, além de discorrer acerca do desenvolvimento das bibliotecas e as bibliotecas universitárias da UFRJ. Utiliza como procedimentos metodológicos entrevistas estruturadas com questões formuladas a partir dos conceitos e teorias sobre política de desenvolvimento de coleções abarcada pelos principais autores como Vergueiro, Figueiredo, Dias e Pires e Weitzel. Mostra as entrevistas realizadas com bibliotecários das bibliotecas componentes do campo de pesquisa pertencentes a UFRJ. Apresenta como resultado dados sobre os procedimentos realizados pelas bibliotecas para o descarte e sobre a existência de políticas próprias de desenvolvimento de coleções. Conclui que não há ainda políticas de desenvolvimento de coleções redigidas pelas bibliotecas, ausência em grande parte de documentação sobre a doação dos itens não patrimoniados e retenção dos itens patrimoniados nas bibliotecas devido à inexistência ainda de diretrizes para o expurgo dos mesmos.
Palavras-chave: Desenvolvimento de coleções
Doações
Política de doação
Bibliotecas universitárias
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raphael - versão final PFII para entrega ao CBG.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.