Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18709
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise dos biomarcadores nos produtos líquidos da hidropirólise dos folhelhos da Formação Irati, bacia do Paraná
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Camila da Silva
Orientador: Mendonça Filho, João Graciano
Coorientador: Rondón, Noelia Del Valle Franco
Resumo: A técnica de hidropirólise visa simular em laboratório os processos geológicos de geração e expulsão de petróleo que ocorrem no ambiente natural. Esta simulação é realizada a partir de uma rocha imatura, com potencial gerador e em presença de água. Neste estudo foram realizados experimentos de hidropirólise em amostras de folhelho betuminoso da Formação Irati, Bacia do Paraná para estudar os efeitos do aumento da temperatura nos biomarcadores e na composição química dos produtos líquidos (óleo expulso e betume) gerados durante o processo de maturação térmica da matéria orgânica. Para alcançar os objetivos, foram realizados experimentos com um reator stainless de 310 mL a temperaturas entre 280ºC e 360ºC e mantendo constante o tempo (72 horas). Esta técnica promoveu a transformação da matéria orgânica insolúvel em betume e óleo nas amostras estudadas e esta transformação parcial foi evidenciada pelas curvas de rendimento obtida dos produtos líquidos dos experimentos. Caracterizou-se estes produtos através de cromatografia líquida preparativa e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas e os resultados obtidos demonstraram que a composição química dos óleos expulsos se mostrou mais enriquecida na fração saturada, enquanto os betumes retidos na rocha estavam mais enriquecidos na fração mais pesada (NSO). Estas diferenças são atribuídas ao processo de migração primária, causada pela retenção preferencial da das moléculas mais pesadas na matriz mineral da rocha. Evidenciou-se o aumento do nível de maturação da matéria orgânica com o aumento da temperatura nos experimentos por meio da tendência observada para os principais biomarcadores, de acordo com algumas razões tais como: IPC, Pr/n-C17, Fi/n-C18, Tric/H30, homohopano C32 22S/22SS+22R e nos cromatogramas de massa TIC, íon m/z 191 e m/z 217. Nestes cromatogramas, observou-se uma tendência de diminuição da abundância relativa de terpanos e esteranos em relação aos n-alcanos normais, o que indica que estes últimos são mais instáveis a níveis mais elevados de maturação.
Palavras-chave: Formação Irati
Hidropirólise
Biomarcadores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES, C.S.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.