Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Luiz Paulo da Moita-
dc.contributor.authorSimões, Maria Eduarda Guimarães-
dc.date.accessioned2022-09-23T18:28:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:23Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18720-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectIdentidade femininapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleKOS (Kill on sight): A linguagem como ferramenta de exclusão e apagamento de identidades femininas na comunidade de jogos eletrônicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9443575304118422pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3809105700041323pt_BR
dc.description.resumoAntes uma mídia cercada por pré-conceitos e desinformações, vídeo games têm conquistado outras plataformas de entretenimento tornando-se cada vez mais acessíveis e atrativos para uma plateia mais abrangente. No entanto, as mulheres que apreciam esse tipo de mídia ainda se deparam com frequência com o preconceito gerado por parte do coletivo masculino. Em dezembro de 2011, o canal do Youtube SexyNerdGirlPresents exibiu um vídeo intitulado Gamer Girl Manifesto com a participação de diversas jogadoras compartilhando suas experiências na comunidade através de um texto unificado. O que deveria ter sido um ato consolidador exigindo tratamento igualitário, tornou-se mais uma arma de reafirmação machista e discriminatória com comentários ofensivos produzidos tanto por homens quanto por mulheres. Através do referencial teórico-analítico de Wortham (2001) e Bloomaert (2010), o objetivo do presente estudo será analisar as pistas indexicais que possibilitam 1) identificar como se dão as experiências femininas na comunidade; 2) como a linguagem utilizada contribui para o banimento e apagamento das identidades femininas; e 3) entender a propagação de ideais e estereótipos no corpo social de usuários da maior mídia de entretenimento atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEGSimões.pdf395.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.