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http://hdl.handle.net/11422/18720
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lopes, Luiz Paulo da Moita | - |
dc.contributor.author | Simões, Maria Eduarda Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-23T18:28:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:23Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18720 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Machismo | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Identidade feminina | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | KOS (Kill on sight): A linguagem como ferramenta de exclusão e apagamento de identidades femininas na comunidade de jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9443575304118422 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3809105700041323 | pt_BR |
dc.description.resumo | Antes uma mídia cercada por pré-conceitos e desinformações, vídeo games têm conquistado outras plataformas de entretenimento tornando-se cada vez mais acessíveis e atrativos para uma plateia mais abrangente. No entanto, as mulheres que apreciam esse tipo de mídia ainda se deparam com frequência com o preconceito gerado por parte do coletivo masculino. Em dezembro de 2011, o canal do Youtube SexyNerdGirlPresents exibiu um vídeo intitulado Gamer Girl Manifesto com a participação de diversas jogadoras compartilhando suas experiências na comunidade através de um texto unificado. O que deveria ter sido um ato consolidador exigindo tratamento igualitário, tornou-se mais uma arma de reafirmação machista e discriminatória com comentários ofensivos produzidos tanto por homens quanto por mulheres. Através do referencial teórico-analítico de Wortham (2001) e Bloomaert (2010), o objetivo do presente estudo será analisar as pistas indexicais que possibilitam 1) identificar como se dão as experiências femininas na comunidade; 2) como a linguagem utilizada contribui para o banimento e apagamento das identidades femininas; e 3) entender a propagação de ideais e estereótipos no corpo social de usuários da maior mídia de entretenimento atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
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