Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18727
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Kaizen para inovação: ensaio sobre a gestão de melhorias contínuas aplicadas ao programa de estudos e pesquisas PEP-ROHM em prol da formação de lideranças transformadoras no ensino superior da UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves, Andreza de Lima
Advisor: Rohm, Ricardo Henry Dias
Abstract: Apurando a capacidade de adaptação do Kaizen a qualquer setor ou instituição (IMAI, 1994), objetivou se a reflexão sobre a formação de lideranças transformadoras mediante a gestão de melhorias contínuas. Isto em virtude do sucesso Kaizen em inovação e sustentabilidade estar atrelado à atuação de indivíduos capazes de promover participação, autodeterminação e desenvolvimento dos envolvidos (LIKER; MEIER, 2007; ROHM, 2019). Como uma pesquisa aplicada, mista, descritiva e exploratória, analisou o Kaizen concomitantemente com a média estatística, tornando explícitos aspectos e indicadores necessários à sua implementação, bem como recorreu às técnicas de pesquisa bibliográfica, estudo de caso participante, documental e levantamento para identificar as relações conceituais e documentais em um programa real de aplicação do Kaizen, no qual a autoria deste trabalho é integrante (OLIVEIRA, 2011; SILVA; MENEZES, 2005). Em resultado, apresentou-se uma estratégia guarda-chuva do Kaizen em camadas.
Keywords: Melhoria contínua
Inovação
Liderança
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GONÇALVES, Andreza de Lima. Kaizen para inovação: ensaio sobre a gestão de melhorias contínuas aplicadas ao programa de estudos e pesquisas PEP-ROHM em prol da formação de lideranças transformadoras no ensino superior da UFRJ. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALGonçalves.pdf422.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.