Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18736
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Bioestratigrafia do intervalo albiano-cenomaniano no testemunho UFRJ-2-LRJ-SE, Bacia de Sergipe-Alagoas, NE do Brasil, com base em nanofósseis calcários
Autor(es)/Inventor(es): Junqueira, Marcus Souza Stewart
Orientador: Rios Netto, Aristóteles de Moraes
Coorientador: Silva Júnior, Roberto Pereira da
Coorientador: Alves, Thamara Daniel
Resumo: A Bacia de Sergipe-Alagoas tem grande importância para o entendimento da história do Oceano Atlântico Sul por conter um dos mais completos registros estratigráficos dentre as bacias da margem continental brasileira. O testemunho UFRJ-2-LRJ-01-SE, perfurado no estado de Sergipe, contém sedimentos das formações Riachuelo e Cotinguiba, e apresenta uma das seções mais completas do Albiano superior-Turoniano inferior da América do Sul. O objetivo deste trabalho é aumentar a resolução bioestratigráfica no intervalo correspondente ao limite Albiano-Cenomaniano, através do estudo, com base em nanofósseis calcários, de 25 amostras, complementado por dados anteriores disponíveis na literatura, relativos a outras 11 amostras procedentes do mesmo intervalo. A partir da aplicação de biozonementos de referência internacionais e local, foram reconhecidos três intervalos estratigráficos (Albiano superior, Cenomaniano médio e Cenomaniano médio-superior), confirmando o limite Albiano/Cenomaniano na amostra 328,00 metros, através do registro, nessa amostra, da última ocorrência de Nannoconus fragilis e da primeira ocorrência de Microrhabdulus decoratus. A ocorrência de Nannoconus quadriangulus, espécie característica do Aptiano, no intervalo de estudo, indica a presença de níveis com retrabalhamento. A primeira ocorrência de Microrhabdulus decoratus na amostra 328,00 metros, bioevento reconhecido para o Cenomaniano médio, em conjunto com a ausência, em todo o intervalo, de diversos bioeventos que ocorrem no Cenomaniano inferior indicam a ocorrência de um hiato que abrange todo Cenomaniano inicial para a seção estudada.
Palavras-chave: Bacia de Sergipe-Alagoas
Cretáceo médio
Nanofósseis calcários
Bioestratigafia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUNQUEIRA, M.S.S.pdf2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.