Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18775
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da produção do contexto urbano da monumentalidade hospitalar: contribuição ao futuro plano de conservação do antigo Sanatório de Curicica
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Michael Jordan Teixeira Morouço
Tutor: Amora, Ana Maria Gadelha Albano
Tutor : Mello, Thaysa Malaquias de
Tutor: Brandão, Claudio R. Comas
Resumen: Neste trabalho temos por objetivo compartilhar os resultados dos estudos das modificações ocorridas ao longo do tempo no entorno do Sanatório de Curicica (1949/1952), construído no âmbito da Campanha Nacional Contra a Tuberculose (CNCT), com projeto do arquiteto Sérgio Bernardes, referência tanto como documento construído, quanto para a história do tratamento de tuberculose no Brasil, na forma de fazer arquitetura e suas características, destacando a racionalização projetual e construtiva. Tal proposta é construída a partir do entendimento da importância do hospital como patrimônio da saúde e da arquitetura carioca e sua contribuição para a construção da paisagem. Este papel do Sanatório refere-se tanto à sua significância para a construção do lugar, bem como, o caráter que adquiriu ao longo do tempo como referência do poder público federal e municipal na área da saúde e da educação na baixada de Jacarepaguá e no bairro de Curicica. Por outro lado, devemos considerar os impactos, positivos e negativos, que os processos de urbanização do entorno, com o crescimento urbano formal e informal, podem causar à preservação desse bem, para sua integralidade. Esse estudo visa, por meio da produção de cartografias de análise do entorno e diagramas, discutir e fundamentar a possibilidade e viabilidade da criação de um futuro Plano de Conservação para o Sanatório e, por outro lado, auxiliar como informação para o processo de tombamento pelo município que está tramitando no IRPH.
Materia: Arquitetura hospitalar
Patrimônio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Unidade de producción: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Michael Jordan Teixeira Morouço. Análise da produção do contexto urbano da monumentalidade hospitalar: contribuição ao futuro plano de conservação do antigo Sanatório de Curicica. 2021. 160 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MJTMSilva.pdf65.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.