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dc.contributor.advisorRibeiro, Marcelo Gomes-
dc.contributor.authorOliveira, Dayanne Nascimento de-
dc.date.accessioned2022-10-04T17:39:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:26Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18791-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Jovem Aprendizpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.titlePrograma Jovem Aprendiz: o desempenho da política de aprendizagem profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2119072103865603pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5701416571040395pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral, Maria Walkiria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4844117533646057pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Juciano Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8114556613213156pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o Programa Jovem Aprendiz em dois pontos da história de sua existência: anos 2008 e 2018, buscando, entre outros propósitos, conhecer sua representação e desempenho. Utilizando dados estatísticos preexistentes, será possível apurar se há cumprimento ou não da cota de aprendizagem pelas empresas, bem como efetuar avaliações relevantes para conhecimento da política em questão. Junto a isto, refletir sobre as possíveis implicações da atividade laboral no grupo social atingido, relacionando a política com os tópicos desemprego, educação e capacitação. Deste trabalho conclui-se que o programa tem uma importância social atrelada a si. Ele condiciona a frequência escolar de estudantes do ensino fundamental e oportuniza o primeiro emprego de jovens inexperientes, priorizando a inclusão laboral de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social. No entanto, questiona-se sua efetividade quanto ao alcance da política nos anos apresentados. Observa-se que o programa teve sua abrangência limitada: contratou-se pouco, abaixo do estabelecido por lei e que, portanto, a lei não foi plenamente cumprida. Por outro lado, discute-se as implicações do trabalho precoce na vida desse público jovem. A carga de responsabilidade e o ambiente de trabalho a que são sujeitados podem não ser favoráveis para o desenvolvimento pessoal e social deles, principalmente para os mais novos. O tempo que seria usado para estudo, descanso, atividades de lazer, esporte e cultura, é dedicado à atividade laboral. Além disso, parece haver uma tendência de políticas públicas para esse público infanto-juvenil serem prioritárias na questão profissionalização/mercado de trabalho/capacitação profissional em detrimento a outros direitos fundamentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

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