Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18791
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Marcelo Gomes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Dayanne Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T17:39:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18791 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Jovem Aprendiz | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e técnico | pt_BR |
dc.title | Programa Jovem Aprendiz: o desempenho da política de aprendizagem profissional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2119072103865603 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5701416571040395 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cabral, Maria Walkiria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4844117533646057 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Juciano Martins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8114556613213156 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar o Programa Jovem Aprendiz em dois pontos da história de sua existência: anos 2008 e 2018, buscando, entre outros propósitos, conhecer sua representação e desempenho. Utilizando dados estatísticos preexistentes, será possível apurar se há cumprimento ou não da cota de aprendizagem pelas empresas, bem como efetuar avaliações relevantes para conhecimento da política em questão. Junto a isto, refletir sobre as possíveis implicações da atividade laboral no grupo social atingido, relacionando a política com os tópicos desemprego, educação e capacitação. Deste trabalho conclui-se que o programa tem uma importância social atrelada a si. Ele condiciona a frequência escolar de estudantes do ensino fundamental e oportuniza o primeiro emprego de jovens inexperientes, priorizando a inclusão laboral de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social. No entanto, questiona-se sua efetividade quanto ao alcance da política nos anos apresentados. Observa-se que o programa teve sua abrangência limitada: contratou-se pouco, abaixo do estabelecido por lei e que, portanto, a lei não foi plenamente cumprida. Por outro lado, discute-se as implicações do trabalho precoce na vida desse público jovem. A carga de responsabilidade e o ambiente de trabalho a que são sujeitados podem não ser favoráveis para o desenvolvimento pessoal e social deles, principalmente para os mais novos. O tempo que seria usado para estudo, descanso, atividades de lazer, esporte e cultura, é dedicado à atividade laboral. Além disso, parece haver uma tendência de políticas públicas para esse público infanto-juvenil serem prioritárias na questão profissionalização/mercado de trabalho/capacitação profissional em detrimento a outros direitos fundamentais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DNOliveira.pdf | 555.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.