Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/18791
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Programa Jovem Aprendiz: o desempenho da política de aprendizagem profissional |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Dayanne Nascimento de |
Tutor: | Ribeiro, Marcelo Gomes |
Resumen: | Este trabalho tem por objetivo analisar o Programa Jovem Aprendiz em dois pontos da história de sua existência: anos 2008 e 2018, buscando, entre outros propósitos, conhecer sua representação e desempenho. Utilizando dados estatísticos preexistentes, será possível apurar se há cumprimento ou não da cota de aprendizagem pelas empresas, bem como efetuar avaliações relevantes para conhecimento da política em questão. Junto a isto, refletir sobre as possíveis implicações da atividade laboral no grupo social atingido, relacionando a política com os tópicos desemprego, educação e capacitação. Deste trabalho conclui-se que o programa tem uma importância social atrelada a si. Ele condiciona a frequência escolar de estudantes do ensino fundamental e oportuniza o primeiro emprego de jovens inexperientes, priorizando a inclusão laboral de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social. No entanto, questiona-se sua efetividade quanto ao alcance da política nos anos apresentados. Observa-se que o programa teve sua abrangência limitada: contratou-se pouco, abaixo do estabelecido por lei e que, portanto, a lei não foi plenamente cumprida. Por outro lado, discute-se as implicações do trabalho precoce na vida desse público jovem. A carga de responsabilidade e o ambiente de trabalho a que são sujeitados podem não ser favoráveis para o desenvolvimento pessoal e social deles, principalmente para os mais novos. O tempo que seria usado para estudo, descanso, atividades de lazer, esporte e cultura, é dedicado à atividade laboral. Além disso, parece haver uma tendência de políticas públicas para esse público infanto-juvenil serem prioritárias na questão profissionalização/mercado de trabalho/capacitação profissional em detrimento a outros direitos fundamentais. |
Materia: | Programa Jovem Aprendiz Trabalho Qualificação profissional Ensino profissional e técnico |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANA |
Unidade de producción: | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 14-jun-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DNOliveira.pdf | 555.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.