Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18803
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise espectral de estrelas de tipo solar
Autor(es)/Inventor(es): Corrêa, Jorge Albuquerque de Souza
Tutor: Porto de Mello, Gustavo Frederico
Resumen: Determinamos parâmetros atmosféricos e abundâncias de elementos químicos para 6 estrelas de tipo solar (HR2483, HR2569, HR3881, HR3951, HR4277, HR4496) através de uma análise diferencial detalhada em relação ao Sol de um conjunto homogêneo de espectros de alta resolução e alta razão sinal-ruído. Selecionamos 157 linhas de Fe I e 8 linhas de Fe II, medindo suas larguras equivalentes para derivarmos, com base nos equilíbrios de excitação e ionização, os parâmetros atmosféricos e metalicidades das estrelas da amostra. Medimos também 145 linhas dos seguintes elementos químicos: C, Mg, Si, Ca, Sc, Ti, V, Cr, Mn, Co, Ni, Cu, Y, Ba e Nd, para os quais obtemos razões de abundâncias químicas em relação ao ferro. Os erros decorrentes da análise das linhas atômicas estão na faixa de 0,05 dex a 0,12 dex em abundância, refletindo a vantagem do método diferencial que realizamos, fornecendo erros bem pequenos. As razões de abundâncias químicas dos elementos analisados seguem na maioria dos casos o padrão solar de abundância, dentro dos erros da análise. A partir de índices de cores publicados na literatura para estes 6 objetos estelares, geramos temperaturas fotométricas para compararmos com as temperaturas de excitação da análise espectral. O acordo entre estas grandezas é excelente. Derivamos as massas e idades das estrelas com base nos modelos de trajetórias evolutivas e isócronas teóricas de Schaller et al. (1992). De posse das paralaxes HIPPARCOS (ESA, 1997), determinamos com boa precisão as gravidades astrométricas das estrelas, que estão em excelente acordo com os resultados de gravidade superficial decorrentes da análise espectroscópica. Por fim, comparamos os resultados de nossa análise com os de outros autores que, possuíam, em suas amostras de estudo, os objetos por nós selecionados. A compatibilidade entre nossos valores com os destes autores foi boa dentro das margens de erro apresentadas.
Materia: Estrelas de tipo solar
Abundâncias de estrelas
Aglomerados de estrelas
Espectroscopia astronômica
Evolução química de galáxias
Solar type stars
Stellar abundances
Star clusters
Astronomical spectroscopy
Galaxy chemical evolution
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-sep-1999
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CORREA, Jorge Albuquerque de Souza. Análise espectral de estrelas de tipo solar. 1999. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JASCorrea.pdf11.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.