Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1881
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Inovação e cooperação nas empresas de software – um estudo de caso: Petropólis-Tecnópolis e o porto digital
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Diego Aquino da
Orientador: La Rovere, Renata Lèbre
Resumo: Analisa os principais resultados econômicos obtidos pelas empresas de software a partir da criação dos tecnopolos e a importância da cooperação para as firmas inseridas neste tipo de aglomeração. Desta forma, comparamos os casos de dois tecnopolos – Petrópolis-Tecnópolis, em Petrópolis/RJ e o Porto Digital (PD), em Recife/PE – a partir da revisão de literatura e compilação das estatísticas da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Partimos da hipótese de que empresas de software possuem baixo nível de cooperação e, ainda assim, não tem sua capacidade de criação de conhecimento e de crescimento afetadas. Após esta análise, concluímos que a criação dos tecnopolos incentivou a cooperação entre as empresas, promoveu o crescimento do número de estabelecimentos nesses arranjos e melhorou os índices de escolaridade da região. Além disso, concluímos que a baixa cooperação nas empresas de software é explicada pelas dificuldades encontradas pelas micro e pequenas empresas (MPEs) do setor para a realização de acordos cooperativos e pelas próprias características produtivas das firmas deste setor, que estariam menos propensas a utilizarem a cooperação horizontal como uma forma de melhorar a eficiência da cadeia de valor e para a absorção de conhecimentos específicos.
Palavras-chave: Petrópolis (RJ)
Mercado de trabalho
Conglomerado de empresas
Inovações tecnológicas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::MERCADO DE TRABALHO POLITICA DO GOVERNO
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DASilva.pdf631.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.