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dc.contributor.advisorGomes, Camilla de Magalhães-
dc.contributor.authorChiote, Mariana Binatti-
dc.date.accessioned2022-10-10T13:00:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCHIOTE, Mariana Binatti. Retratos do Jacarezinho: entre a violação da dignidade humana e a produção do medo. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18828-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectViolência Estatalpt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCriminologiapt_BR
dc.subjectImagespt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectState Violencept_BR
dc.subjectPhotographpt_BR
dc.subjectCriminologypt_BR
dc.titleRetratos do Jacarezinho: entre a violação da dignidade humana e a produção do medopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4912645009750491pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4135917138969341pt_BR
dc.description.resumoRetratos do Jacarezinho é uma monografia, desenvolvida no âmbito da conclusão do curso de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que dedicou-se a estudar as fotografias veiculadas no dia 06 de maio de 2021, data em que ocorreu a operação policial com maior letalidade na história do município do Rio. A partir dos retratos, buscou-se analisar como a forma de publicização dos registros de violência se adéqua às garantias asseguradas constitucionalmente e, também, como as fotografias afetam o espectador que visualiza a violação de Direitos Humanos. Por último, indagou-se como a divulgação de imagens de violência em ação estatal servem à coletividade como uma punição exemplar. O trabalho referencia-se em princípios constitucionais e processuais penais sob a lente de categorias como o "medo branco", o racismo, a pobreza e a favela. Assim, foram analisadas fotografias oriundas de quatro veículos digitais: Folha de São Paulo, G1, Ninja Fotos e Labjaca, para investigar as possibilidades da fotografia de violência estatal dentro das narrativas hegemônica sustentadas pelo racismo-punitivista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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