Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18876
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dc.contributor.advisorFaria, Maria de Fátima Bruno de-
dc.contributor.authorBezerra, João Pedro Noronha-
dc.date.accessioned2022-10-11T14:15:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBEZERRA, João Pedro Noronha. Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18876-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.titleAções afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8599349398408940pt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou realizar uma análise do funcionamento da política de cotas nas principais Universidades públicas do país. Dessa maneira, procurou-se identificar quais os tipos de cotas oferecidos pelas Universidades, os estímulos à permanência dos discentes, seus objetivos, metas e alternativas. Além disso, também foi analisado quais universidades realizam um controle do impacto desta política no perfil dos estudantes, e do desempenho dos alunos cotistas durante a sua formação. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura sobre política de cotas, para que se tivesse um melhor entendimento sobre o tema, identificando assim seus objetivos, desafios, alternativas e o papel do Estado nesse contexto. Adicionalmente, é feita uma breve introdução sobre a legislação vigente (Lei de Cotas). Por meio de uma pesquisa documental, utilizando o método qualitativo, foram examinados os Planos de desenvolvimento institucional (PDIs) destas Universidades. Foram criadas categorias à priori sob à luz da literatura, que auxiliaram na análise do conteúdo dos PDIs, e a medida em que esses documentos foram sendo analisados surgiram novas categorias. Através dos resultados, é possível perceber o enorme avanço que essa política obteve nos últimos anos, contribuindo para a inclusão de minorias marginalizadas no ensino superior público, ou seja, democratizando o acesso ao ensino superior, principalmente após a criação da Lei de cotas. Apesar disso, é possível observar que ainda existem muitos pontos que podem ser aprimorados, e que essa política é apenas um instrumento na luta pela superação das desigualdades, e não pode ser usada como uma solução isolada para este problema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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