Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18876
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social
Autor(es)/Inventor(es): Bezerra, João Pedro Noronha
Orientador: Faria, Maria de Fátima Bruno de
Resumo: Este estudo buscou realizar uma análise do funcionamento da política de cotas nas principais Universidades públicas do país. Dessa maneira, procurou-se identificar quais os tipos de cotas oferecidos pelas Universidades, os estímulos à permanência dos discentes, seus objetivos, metas e alternativas. Além disso, também foi analisado quais universidades realizam um controle do impacto desta política no perfil dos estudantes, e do desempenho dos alunos cotistas durante a sua formação. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura sobre política de cotas, para que se tivesse um melhor entendimento sobre o tema, identificando assim seus objetivos, desafios, alternativas e o papel do Estado nesse contexto. Adicionalmente, é feita uma breve introdução sobre a legislação vigente (Lei de Cotas). Por meio de uma pesquisa documental, utilizando o método qualitativo, foram examinados os Planos de desenvolvimento institucional (PDIs) destas Universidades. Foram criadas categorias à priori sob à luz da literatura, que auxiliaram na análise do conteúdo dos PDIs, e a medida em que esses documentos foram sendo analisados surgiram novas categorias. Através dos resultados, é possível perceber o enorme avanço que essa política obteve nos últimos anos, contribuindo para a inclusão de minorias marginalizadas no ensino superior público, ou seja, democratizando o acesso ao ensino superior, principalmente após a criação da Lei de cotas. Apesar disso, é possível observar que ainda existem muitos pontos que podem ser aprimorados, e que essa política é apenas um instrumento na luta pela superação das desigualdades, e não pode ser usada como uma solução isolada para este problema.
Palavras-chave: Desigualdade
Ensino superior
Cotas
Universidades e faculdades públicas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BEZERRA, João Pedro Noronha. Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
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