Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18928
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise da performance de biorreatores em bandejas múltiplas para fermentação em estado sólido usando o simulador EMSO
Author(s)/Inventor(s): Bastos, Marina de Gustmão
Advisor: Silva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues
Abstract: A fermentação em estado sólido é um processo capaz de produzir diversos compostos de interesse comercial como alcoóis, polissacarídeos, ácidos, enzimas, fungos e bactérias, com aplicações em indústrias de alimentos, farmacêuticas, de cosméticos, pigmentos, entre outras. Além disso, ao empregar resíduos ou subprodutos agroindustriais como substratos, a fermentação em estado sólido se apresenta como uma tecnologia capaz de diminuir possíveis problemas ambientais, bem como, de agregar valor a essas matérias-primas. Uma das dificuldades para a aplicação industrial deste método é o pequeno número de trabalhos específicos sobre biorreatores e como conseqüência, a falta de entendimento das condições de operação dos mesmos. Nesse sentido, esse trabalho teve como fim a avaliação do comportamento transiente de um biorreator de fermentação em estado sólido utilizando Aspergillus niger em leito empacotado com múltiplas camadas. A modelagem matemática empregada foi a mesma descrita na literatura (Mitchell et al., Biochemical Engineering Journal, v. 48, 2010) com implementação no simulador de processos EMSO. Foram avaliados os perfis de diferentes variáveis relevantes ao processo, como temperatura e produção de biomassa, em função do tempo. A análise foi realizada para um biorreator com uma única camada e, em seguida, considerando dez camadas conectadas em série. Posteriormente, foi estudada a influência da inserção do termo de troca de calor com as vizinhanças nas equações de balanço de energia pela análise do comportamento da temperatura e biomassa viável no biorreator de dez camadas. Por último, foi analisado o desempenho do sistema para o biorreator com maior número de camadas, variando de dez a trinta.
Keywords: Fermentação
Biorreatores
Simuladores
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BASTOS, Marina de Gusmão. Análise da performance de biorreatores em bandejas múltiplas para fermentação em estado sólido usando o simulador EMSO. 2011. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGBastos.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.