Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18931
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Teoria X prática: uma análise da correlação entre educação financeira nas faculdades e a adoção de práticas saudáveis de gestão do dinheiro
Author(s)/Inventor(s): Silva, Juliana Correia Ribeiro da
Advisor: Moura, Luiz Carlos
Abstract: A Educação Financeira permite que os indivíduos possam ter um relacionamento com o dinheiro de forma saudável, o planejamento financeiro se torna um fundamental aliado para ter melhores resultados. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, empírica, bibliográfica, com aplicação de um questionário fechado, com o objetivo geral de apresentar a percepção do conhecimento em educação financeira e sua consequente influência nos hábitos de consumo dos indivíduos. O universo da pesquisa é composto por universitários do Rio de Janeiro. A amostra possui um total de 253 respondentes e foi definida pelo critério de conglomerados e acessibilidade. A pesquisa pode constatar que há indicativos que os universitários possuem a percepção de possuírem o conhecimento em educação financeira, apesar de grande parte da amostra não possuir matérias relacionadas a educação financeira na faculdade. A grande dificuldade encontrada pelos universitários é o planejamento financeiro, que apesar de possuírem o conhecimento, não é colocado em prática no dia a dia. Constatou que os universitários gostariam de aprender mais sobre educação financeira e não controlam seus gastos de forma eficiente. Algumas variáveis deixaram evidente sua influência nestes resultados, como renda familiar, nível de escolaridade dos pais e idade.
Keywords: Planejamento financeiro
Educação financeira
Hábitos de consumo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Juliana Correia Ribeiro da. Teoria X prática: uma análise da correlação entre educação financeira nas faculdades e a adoção de práticas saudáveis de gestão do dinheiro. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCRSilva.pdf662.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.